Cirurgia redutora de risco em pacientes com alto risco de câncer epitelial de ovário e trompas de falópio

Salpingo-ooforectomia bilateral com redução de risco é uma opção importante para reduzir o risco de desenvolver câncer epitelial de ovário e trompas de falópio em pacientes com síndrome hereditária de câncer de ovário. A cirurgia de redução de risco inclui a remoção bilateral das trompas, bem como dos ovários, porque alguns cânceres ovarianos aparentes são iniciados nas trompas de falópio, particularmente em pacientes com variantes patogênicas nos genes de suscetibilidade ao câncer de mama (BRCA ) , BRCA1 e BRCA2. Essas medidas preventivas e de vigilância alternativas são de eficácia limitada na redução da alta taxa de mortalidade por câncer em tais pacientes. É consistentemente recomendado em diretrizes para pacientes nas seguintes categorias: ●Pacientes com variantes patogênicas em BRCA1 , com risco vitalício de câncer de ovário de 35 a 46 por cento. ● Pacientes com variantes patogênicas em BRCA2, com risco vitalício de câncer de ovário de 13 a 23 por cento. ● Pacientes com síndrome de Lynch (síndrome de câncer colorretal hereditário sem polipose), com risco vitalício de câncer de ovário e endométrio de até 38% e 71%, respectivamente; no entanto, o risco varia amplamente e depende da variante genética subjacente. Quando realizada antes dos 50 anos, a rrBSO também está associada a um risco reduzido de câncer de mama em portadoras de BRCA sem câncer de mama anterior. Quando realizada com histerectomia, rrBSO reduz o risco de câncer de endométrio e ovário em pacientes com síndrome de Lynch.